sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vinte e Cinco de Dezembro

O que realmente é comemorado no dia 25 de dezembro todos os anos? Qual o fato mais importante que faz as pessoas se tornarem tão boas nesta data? Porque o personagem principal desta festa usa casaco, gorro e botas? E o mais importante: qual o motivo de tanta festa sendo que o indivíduo mais importante geralmente é esquecido ou colocado em segundo plano?
Em vez de responder questão por questão, vou falar sobre tudo isso de um modo geral.
O Natal que hoje comemoramos é uma data festiva cristã, a mais importante comemoração do cristianismo, pois se trata do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Inicialmente não havia uma data precisa para essa comemoração e a mesma podia ser lembrada várias vezes por ano, durando até 12 dias de festa (12 dias é o intervalo de tempo em que os reis magos demoraram pra chegar e entregar os presentes ao recem nascido).
Esta data somente foi estabelecida no século IV, em Roma. Não se sabe ao certo, muitos pesquisadores ainda buscam respostas, mas dizem que neste mesmo século a bíblia teve seus livros e evangelhos do novo testamento escolhidos para montar a bíblia que conhecemos e usamos nos dias de hoje. É interessante dizer aqui, também, que um desses evangelhos era segundo Judas (e testes de carbono revelam autenticidade da idade do papel, datando do século IV ou V, não estou lembrando agora).
Voltando ao assunto central, vamos para a simbologia da árvore de natal. Muitos falam que a ideia da árvore enfeitada vem de Martinho Lutero (quem estudou história se lembra deste personagem fundamental na humanidade) que, passeando num bosque, visualizou uma linda árvore, coberta com neve, lindos frutos, uma iluminação esplendorosa e tendo, de seu ponto de vista, uma estrela na ponta. Chegando em casa, ele tenta reproduzir a bela árvore por ele avistada usando algodão, estrelas e outros materiais. Neste mesmo período, Cristóvão Colombo havia descoberto a América e a mesma já estava sendo usada como colônia de povoamento. Assim, alemães vieram ao Novo Mundo levando essa tradição que acabou por se espalhar por todo mundo. A árvore de natal tem o significado de esperança, de alegria e de paz.
O presépio é um elemento fundamental na decoração de natal, pois simboliza o local onde Nosso Senhor nasceu, mostrando que mesmo tendo todo o poder para escolher o melhor lugar para vir ao mundo, se fez pobre e foi concebido por entre os animais que viviam ali. São Francisco de Assis foi o responsável pelo início dessa tradição no século XIII.
O papai noel é a principal personagem lembrada nos natais, há diversas histórias sobre como ele surgiu, porém aqui relatarei a que eu achei mais conveniente...

Se você recebeu meu e-mail e está aqui, eu te saúdo com os meus sinceros parabéns, pois Thanatos não foi capaz de te impedir de vir aqui e descobrir coisas novas... Continue a leitura de onde parou, com o texto abaixo:

Historiadores e estudiosos acreditam que a figura do bom velhinho nasceu na Turquia, através de boas ações de um bispo chamado Nicolau, no ano 280 D.C., que deixava pequenos saquinhos com algumas moedas próximo as chaminés das casas de pessoas necessitadas. Anos mais tarde, Nicolau foi nomeado santo pela Igreja e, na Alemanha, foi feita uma associação dele à festa de natal, por causa de sua generosidade. A partir disso, as pessoas, em período natalino, sentem essa bondade e generosidade fluindo no ar.
A roupa do papai noel sempre foi um casaco, gorro e botas, mas as cores eram diferentes. As cores divergem entre os sites que pesquisei, mas estão próximas das cores verde e marrom. Na década de 1880, um cartunista alemão (Thomas Nast) redesenhou o personagem com roupas vermelha e branca e um cinto preto. No mesmo ano uma revista regional apresentou o papai noel com novo desenho (revista Harper’s Weeklys). Somente no ano de 1931 que o personagem do papai noel começou a ser mostrado no mundo através de uma campanha publicitária de grande sucesso em que a Coca-Cola o usou, aproveitando-se que o mesmo possuía as cores do refrigerante.
Bem, explicado os pormenores, vamos as respostas das questões feitas no início, excetuando-se as já respondidas com o texto acima.
O que realmente é comemorado no dia 25 de dezembro todos os anos?
É comemorado os recordes de venda de brinquedos, de utensílios domésticos, de roupas, enfim, recordes que superam recordes de vendas de produtos em geral. Celebramos todo dia 25 de dezembro o consumismo desnecessário, celebramos a orgia, celebramos a alegria proporcionada pelo mundo, é isso que o Natal virou, uma comemoração sem sentido. Muitas pessoas não sabem que esta data foi estipulada para que comemorássemos o nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aquele que morreu na páscoa para mostrar que seu poder é inigualável, a ponto de superar as dores que nós, simples mortais, jamais teríamos suportado seguindo o caminho do calvário. Se 25 de dexembro é a festa do nascimento de Cristo Jesus, porque comemoramos a festa dele sem nem mesmo citarmos seu nome? Eu sei qual é a resposta de muitos: 'é o maior mico falar de Deus entre os amigos'. Duvido que alguém, junto de seus amigos, tenha rezado uma vez sequer a oração do Pai Nosso. Duvido que na ceia de Natal alguém tome a frente e peça para que todos se deem as mãos e faça essa oração, ou que ao menos levante a taça e brinde em nome de Jesus. Dia 25 é para lembrarmos o nascimento deste homem, vamos ser conscientes e fazê-lo! Pelo menos faça isso, mesmo que em pensamento, lendo a frase a seguir: "Parabéns, Jesus!". Pronto, você acabou de se lembrar Dele e, com certeza, futuramente ele também se lembrará de você.
Agradeço a todos que vieram ler meu blog hoje e gostaria de desejar um Feliz Natal, um ótimo fim de ano e um 2011 abençoado! Todos nós alcançaremos nossos desejos e objetivos no ano que se inicia em breve! Deus nos abençoe sempre!

Obs.: Se você não entendeu porque eu disse Thanatos anteriomente, procure o post " O Império de Thanatos"  na barra ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário