segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Trabalho Interdisciplinar - Pronto

O que está aqui hoje é fruto de um trabalho realizado por um grupo de seis pessoas, mas que apenas duas e meia efetuaram os serviços pedidos. Digo duas e meia pois uma delas sou eu juntamente com um colega, que deixou de dormir na véspera de entrega para ajustar detalhes, e um terceiro, que até ajudou, mas em um momento delicado do trabalho resolveu viajar e curtir o feriado prolongado. Os demais do grupo eu não tive conhecimento de onde poderiam estar, pois nem davam satisfação onde iam ou perguntavam se precisavam de alguma ajuda no desenvolvimento do trabalho.
Pois bem, indo ao que realmente interessa, hoje irei colocar aqui trechos do trabalho realizados por mim ou que tiveram maior participação de minha pessoa.
O briefing que recebemos nos dizia que deveríamos desenvolver uma marca de uma operadora de telefonia móvel com toda a sua papelaria, pontos de venda, site, frota de veículos e etc. Meu grupo, a partir disso, criou várias ideias em um louco brainstorm. O resultado desta primeira fase foi bem satisfatório, uma vez em que é aqui que nascem algumas ideias e conceitos para moldagem da marca.


Tendo passado essa primeira fase, definimos alguns conceitos para que conseguíssemos encontrar uma marca forte e penetrante. Entre inúmeras palavras que foram escolhidas como conceitos, chegamos nos itens a seguir.


Em seguida, observando nosso brainstorm com suas inúmeras marcas para a operadora, escolhemos duas para desenvolvê-las e chegar a um bom resultado. Por causa da tipografia de uma das opções escolhidas, resolvemos deixá-la de lado e decidimos desenvolver o seu símbolo, que havia ficado interessante. Nos baseamos nos furos do gancho (fone) do telefone.


Quando encontramos a solução da marca com a adequação dos conceitos, fizemos os ajustes finais da mesma e chegamos ao resultado a seguir:


A marca acima está nas formas vertical (acima) e horizontal (abaixo) com um efeito de brilho para realçar o conceito de excelência, que é transmitido pela cor. O conceito de agilidade é passado pela tipografia de traços arredondados e em itálico, dando movimento e dinamismo. O último conceito é passado pelo símbolo. A inovação é mostrada pela representação de furos de um fone de telefone, com um efeito de profundidade e cores mais escuras conforme os círculos são reduzidos.


Por se tratar de uma marca nova no mercado, resolvemos criar uma versão da mesma com uma assinatura, mostrando que a marca se trata de uma operadora de telefonia móvel. A imagem a seguir mostra o alinhamento da assinatura na marca. Isso foi feito para que houvesse um padrão tanto na versão horizontal como na vertical da marca. Há disponível, também, a visualização do posicionamento do símbolo com o logotipo, de modo que um não atrapalhe a visualização do outro quando vistos pelo cliente ou espectador.


As demais imagens abaixo são algumas aplicações da marca acima em alguns dos itens pedidos no decorrer do trabalho. Como eu disse no início, apenas algumas peças estão aqui, pois esse trabalho teve um grande envolvimento de duas pessoas e meia e alguns fantasmas palpitantes.

  










Como marca complementar utilizamos a grade na qual foi retirada o símbolo da marca, utilizando-a de modo que não competisse com o símbolo da marca. Apesar da apresentação em auditório ter sido um fracasso pela falta de comprometimento do orador responsável, conseguimos uma boa nota, devido ao trabalho e os esforços de duas pessoas e meia de um grupo de seis integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário