terça-feira, 30 de agosto de 2011

A morte

O que será isso? O fim? O começo? A transição? Podemos enganá-la? Despistá-la? Contorná-la? Derrotá-la? Há quem lute contra a morte, há quem a procure, há quem é surpreendido, há quem brinque com ela...

Uma pessoa próxima a mim ficou doente, do nada, e em duas semanas faleceu. Uma doença rápida, misteriosa e devastadora, que em 14 dias levou um homem bom, trabalhador e dedicado para um lugar melhor.
Nos últimos anos venho observando pessoas falecerem, venho observando o papel delas aqui neste mundo e fiquei confuso, pois as pessoas com as quais eu tive a oportunidade de compartilhar sua presença eram pessoas boas, caridosas, que faziam trabalhos voluntários... Grande parte de seu tempo era voltado para ajudar o próximo. Não pensem que é porque ele morreu que eu digo isso, mas sim porque esse foi o legado que ele deixou, a mensagem vivida por ele e plantada nos corações daqueles que precisavam.
Há mais de um ano um tio meu foi brutalmente assassinado, deixando a esposa com seus quatro filhos. Nessa ocasião, o que podemos dizer é que ele procurou o fim que teve. Sua esposa ficou desnorteada, perdeu o controle e hoje em dia está empurrando suas duas filhas mais velhas para se casar com pessoas de índole duvidosa. (nota: ambas meninas com menos de 17 anos) Uma delas, inclusive, apanhou do 'namorado', além de ser ameaçada de morte. Caso aconteça algo à ela, neste caso, a culpada seria ela mesma por se envolver com pessoas de caráter duvidoso, claro que com participação de sua mãe por não saber conduzir e orientar a filha.
(nota: vários parentes já conversaram com ela e ainda tentam manter contato, mas todos eles estão surdos e não querem receber ajuda de quem quer que seja, então não há o que fazer, apenas esperar o que pode acontecer)
A morte vem quando estamos em companhia de pessoas erradas, ou quando não nos cuidamos, ou quando tem mesmo que acontecer, enfim, a morte vem quando ela julga que está na hora de vir. Hoje estou aqui, amanhã não mais.
Por não saber do amanhã, do que poderá acometer à sua vida, temos que viver o agora, não deixar as coisas para o amanhã. Se você ama alguém, diga para essa pessoa que a ama. Se você brigou, faça as pazes. Se você causou mal a alguém, peça perdão. Se alguém precisar de carinho, abrace-a. Se alguém não gostar de você e virar a cara, sorria para ele. Se vierem te pedir perdão, perdoe. Não guarde mágoas, não colecione rancores, não tenha medo de ser você e fazer o bem!
Não seja egoísta, sua vida é sua, mas por trás dela há pessoas que se importam com você. Há quem mesmo você errando, dizendo bobagens, gosta de você, gosta da sua pessoa, pois te conhece e te ama. Há quem precise de você, há quem faça qualquer coisa para que sua vida seja eterna. Se possível, essa pessoa daria sua vida a você, que tanto a despreza e a irrita.
Não deixe que a morte te leve, não morra por vontade própria, cuide de sua saúde, prometa sempre voltar pra casa quando sair, faça o máximo para viver, mesmo que tudo esteja contra você!
Nós podemos, sim, vencer a morte, só basta você ter fé e querer, só isso.



Obs.: Eu disse que meu próximo post seria sobre TVs e tal, mas esse assunto me apareceu de última hora e eu julguei ser importante colocá-lo antes de qualquer outro.

3 comentários:

  1. FATO: No final de tudo todos vão morrer.
    A vida é algo maravilhosa e sim existem pessoas que sofrem muito fisicamente e não só. Difícil tentar julgar alguém que realmente procura a morte. Ex: Voce come carne, vc bebe cerveja, toma refrigerante e exagera no açúcar e no sal... Logo um suicídio involuntário, seja por insuficiência cardíaca ou por outro problema do gênero .Ou mesmo voluntário , desses de se pegar a corda ....São pessoas desequilibradas....Precisam tratamento médico...Muitas não tem o apoio da Família, são pessoas que se julgam infelizes. Eu sou contra, mas não posso julgar, são pessoas doentes.
    E quem disse que a morte é uma inimiga na qual devemos lutar e vencer? Ah , acredito que "morrer deve ser uma grande aventura"(Peter pan).

    ResponderExcluir
  2. Você não compreendeu quando eu disse que podemos vencer a morte... em poucas palavras: podemos encarar a morte diversas vezes em nossa vida e nessas ocasiões, sim, podemos vencê-las, pois a imortalidade, que seria o meio de impedir a vinda dela, não nos pertence (graças a Deus rsrs).

    ResponderExcluir
  3. Realmente encaramos a morte de perto e será por toda a nossa vida. O que acho importante é o jeito como as pessoas lidam com esse fato que é NORMAL. Muitos religiosos acreditam em vida após a morte . Outros creem fielmente que tudo vira pó. Mas o que mais me incomoda são aqueles que evitam um debate , uma simples conversa ou simplesmente em pensar sobre a morte. Tratam algo simples e normal como algo tenebroso , misterioso e além de qualquer compreensão humana. Isso me irrita pois dessa forma a pessoa se torna fechada no mundinho ilusório dela no qual tudo dura para sempre. Se encararmos o fato de que nada acaba, tudo se transforma, seja em pó , ou outra coisa qualquer fica mais fácil de superar e encarar dores, e até mesmo a solidão de um parente que morreu. O nada e o tudo são eternos ...Eles se transformam, o Nada vira Tudo e o que um dia era Tudo pode virar Nada. E é essa a face da morte e do nascer.

    ResponderExcluir