segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TV parte 1: Globo

Todos conhecem essa emissora e seu modo de agir. Quem trabalha na área de comunicação tem a obrigação de ver o documentário "Além do Cidadão Kane" produzido pela BBC e proibido no Brasil por decisão judicial  à pedido da Globo. Apesar deste ter sido produzido em 1993, sua essência permanece até hoje, mudando apenas os protagonistas da história.
A maiores redes de TV do mundo estão nos EUA, com a Rede Globo aparecendo entre a terceira ou a quarta posição entre as pesquisas feitas recentemente.

1º ABC - 2º CBS - 3º NBC (ou Globo) - 4º Globo (ou NBC) - 5º Televisa

Nascida um ano após o golpe militar que daria início a ditadura vivida nesse país, a Globo nasceu sob forte influência política, apoiando os militares e recebendo grande ajuda em troca. Suas concorrentes na época eram a Rede Tupi e a Rede Excelsior, sendo a última contra o golpe militar, o que ocasionou em sua trágica extinção.
Como estavam envolvidos demais na ditadura e o movimento contrário ao regime estava vencendo os militares, o então dono da Globo diz em seu jornal, em 1984:

"Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. Quando a nossa redação foi invadida por tropas anti-revolucionárias, mantivemo-nos firmes em nossa posição. Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correção de rumos até o atual processo de abertura, que se deverá consolidar com a posse do novo presidente."

Pode-se notar que desde o início a Globo já se posiciona contra o povo e à favor de uma minoria dominante. A fábula de Pedro Bandeira publicada no início do ano neste blog define bem esta posição. Visando o fortalecimento de sua empresa assim como também de toda a 'Organizações Globo', aliou-se a quem poderia lhe proporcionar isto dando em troca a visibilidade e a manipulação necessária do povo brasileiro, que tem como único meio de entretenimento, na maioria das vezes, a TV e o rádio, sendo a primeira a mais comum.
Como já é conhecido, a primeira grande falcatrua desta emissora foi a manipulação das eleições para o governo do RJ, onde tentaram de tudo para que Brizola não vencesse, o que não aconteceu para infelicidade de Roberto Marinho.



A segunda e mais chocante demonstração de poder deste canal foi a manipulação das eleições de 1989, quando Collor venceu graças a manipulação de um debate dias antes da eleição. Por isso fica a dica: sempre desconfie quando a Globo mostrar uma reportagem longa falando sobre políticos, pois deve ser alguma armação.
Poucos perceberam, mas na última eleição, no último debate (que pra variar foi exibido pela plim-plim), houve uma manipulação de câmeras toda vez que a então candidata Dilma falava. Neste momento Serra passava por trás e a câmera logo o mostrava. No terceiro ou quarto bloco, a Dilma foi avisada nos bastidores do que acontecia e passou a fazer o mesmo quando o candidato Serra falava. O engraçado é que não houve a movimentação de câmera para Dilma. Porquê?



Outro ponto interessante a se falar é o modo como a câmera ficou no candidato Serra e na candidata Dilma. Como dito anteriormente, quando Dilma falava, a câmera tentava mostrar Serra, que passeava no espaço atrás dela, quando ele falava, a câmera tentava 'preencher a tela' com a imagem dele. Para disfarçar-se de emissora imparcial, as vezes a câmera mudava de lado, mostrando a Dilma ao fundo, mas de maneira muito breve. Veja neste link (avance o vídeo para quando o candidato Serra estiver falando).
Ainda levando em consideração a última eleição, há o famoso caso da bolinha de papel, que fez o twitter ter em seu trending topics a hashtag #serrarojas. O SBT desmascarou o acontecido um dia depois da Globo acusar militantes da candidata adversária e no outro dia a Globo interveio mostrando cenas de outro ângulo realçando o 'grotesco ataque'.
Ainda na última eleição (que foi um legítimo show de manipulações em favor de um e detrimento de outro) teve o caso da visita do candidato Serra em um local em que foi recebido por manifestantes contrários as suas ideias. Veja como a Globo mostrou e o que realmente aconteceu.



A Globo nunca mudou de lado, esteve sempre junto daqueles que a ajudaram estar onde hoje 'reina'. Muitos não sabem mas o partido que esta emissora ajuda tem muitos e muitos 'colaboradores' que prestaram serviço na ditadura. São os mesmos que apoiaram e se enriqueceram com o golpe militar. Obviamente que, com as mudanças daqueles dias até hoje, o modo como impor sua vontade (política, econômica e social) mudaram, estão mais sutis, mas continuam.
No Brasil, a televisão é o meio de comunicação com maior credibilidade, pois há aquela crença que o jornal ou a revista seja para elite e mostre apenas o ponto de vista da elite (o que não deixa de ser verdade, todo e qualquer meio de comunicação de massa irá defender seus interesses acima de qualquer coisa ou pessoa, seja ele uma revista, um jornal, um quadrinho, um rádio, um site, uma TV ou outros meios).
A fundação da Rede Globo é outra incógnita. Dizem que o dono da TV Paulista morreu antes de assinar o tal contrato de venda, mas mesmo assim a venda foi efetuada com a assinatura do falecido, além de aparecerem 'laranjas' e tal no decorrer do processo. No início desta década, ela (Globo) venceu no STF os processos que a família da TV Paulista havia aberto. Certamente, também, pela sua grande influência política dentro dos três poderes que regem este país nada democrático.
Antônio Carlos Magalhães e Sarney. Dois políticos fundamentais no crescimento desta emissora. Um breve caso sobre o envolvimento de ACM com a Globo (podendo ser dito, em outras palavras, como 'parceria') na Bahia, aconteceu quando a emissora carioca termina um contrato com uma TV local soteropolitana e cria laços com a TV de ACM. Curiosamente, outros canais ligados a ACM de maneira indireta também são ligados a Globo, tornando-se retransmissoras dela. Futuramente, a Globo cria raízes no nordeste instalando uma filial, dando início a sua cobertura nacional.
Apesar de tudo isso, das falcatruas e de sua ampla manipulação jornalística dos fatos por meio de tendências e factóides, como foi visto anteriormente nos vídeos acima, a rede plim-plim vem fazer humor por meio de desgraças da sociedade, como o abuso sexual em trens e metrôs. Há alguns dias uma moça, no Metrô em São Paulo, foi abusada. Foi exibida reportagem no JN. Mais tarde, o humorístico semanal da rede global 'incentiva', de maneira lúdica, que 'mulheres feias, desengonçadas, devem agradecer por estarem sendo bolinadas no Metrô ou em qualquer outro local de grande movimento'. A ideia é essa e não há desculpa. O incentivo à violência e à prostituição, além de outros temas, estão fazendo parte de um meio de se conseguir audiência, não apenas na Globo, como na sua concorrente que vem, aos poucos, lhe roubando a audiência.

Ainda falando em prostituição...
Este blog vem, a cada semana, aumentando a audiência. Uma dessas visitas excepcionais foi de um produtor de novelas e programas da Rede Globo, que aqui irei chamar de P, para proteger sua identidade. Na conversa com P, descobre-se um fato que, para muitos deve ser normal, mas para outros é inadmissível.
No humorístico das noites de sábado exibido após as novelas sempre tem mulheres muito bonitas e atraentes, com pouca roupa e carregada de sensualidade. Alguns anos atrás, o diretor do humorístico era o responsável por selecionar essas mulheres. Só entrava no programa quem se deitasse com ele. Muitas, loucas pela fama, iam, outras negavam e sumiam. Para obrigar algumas destas a ir pra cama, ele ameaçava-as dizendo que iria impedir que ela aparecesse em qualquer TV, devido o seu grande poder ali dentro e a sua influência na área.
Quando descoberto (uma vez que tudo era agendado por e-mails e tudo ficava registrado dentro do banco de dados da Globo) o diretor foi afastado e o escândalo abafado.

É assim que conhecemos o trabalho digno feito dentro dessa emissora idônea e imparcial, que não apela ao sexual e à manipulação política.

Abaixo há um vídeo mostrando os gritos que professores proferiram para repórteres da Rede Globo, gritos estes que muitos no Brasil estão gritando, seja em redes sociais, em manifestações, onde for, muitos brasileiros estão abrindo os olhos para essa grande farsa que é essa emissora manipuladora e tendenciosa que age de modo a defender a sua vontade em detrimento da vontade da maioria que a sustenta. "O povo não é bobo! Abaixo a rede Globo!"




Para finalizar...


Saiba mais:
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038 (documentário da BBC)
http://www.facebook.com/group.php?gid=328156486724&v=wall (Grupo do FB)
http://www.facebook.com/topic.php?uid=328156486724&topic=15486 (Grupo do FB)
http://danielmuzitano10.blogspot.com/2011/08/crianca-vinganca.html (Opinião)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Citizen_Kane (Sinopse do filme dito no documentário)
http://assistirfilmesnanet.com/drama/cidadao-kane-dublado-filme-online (Filme do documentário online)
http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/2011080818422/Coluna-politica/blogosfera-incomoda-a-rede-globo.html (Opinião)
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1309377-EI6584,00.html (Carta de Rodrigo Vianna, ex-repórter da Globo)
http://correiodobrasil.com.br/blogosfera-incomoda-a-rede-globo/279798/ (Incômodo à Globo)
http://www.fazendomedia.com/sarney-enquadrou-a-globo/ (Mais sobre relação entre Sarney e Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário