terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Mais uma vez estamos comemorando o dia delas, o dia internacional das Mulheres. Esta data foi instituída em dezembro de 1977 pela ONU para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres além do combate a discriminação e da violência que, infelizmente até hoje em dia, muitas sofrem. Antes disso, em 1975, a ONU designou este ano como o Ano Internacional da Mulher, pelos mesmos motivos da criação da data dois anos após.
No campo profissional, segundo pesquisa encomendada pela Band News FM, mesmo as mulheres estando no mesmo nível profissional do homem, estando no mesmo cargo, elas ainda ganham menos que eles. Se for mulher e negra, elas ganham menos ainda.
No campo político, segundo dados da ONU, a porcentagem de mulheres ativas na política do Brasil está muito abaixo da média mundial que é de 18% - no Brasil temos apenas 10%.
No campo pessoal, segundo dados da polícia civil e militar, desde a criação da lei Maria da Penha, o número de  mulheres que sofreram ou sofrem algum meio de agressão foi reduzido, mostrando que os homens pensam duas vezes antes de levantar a mão contra uma mulher.
Até a presente data, as mulheres conseguiram muitas conquistas em benefício ao seu gênero mas, ao que parece, as conquistas começaram a ser reduzidas, como se elas tivessem perdido o interesse em meio aos mais diversos aspectos. Muitas mulheres, apesar de terem a lei ao seu favor, continuam ao lado de homens brutos que as machucam. Apesar de poderem votar e de estarem presentes na política, não estão. Um sociólogo da rádio Band News FM disse que as mulheres tem uma capacidade diferente de enxergar certos problemas, capacidade essa que faria toda a diferença se elas estivessem mais presentes na política.
No mundo todo existem "APENAS 15 MULHERES CHEFE DE ESTADO", sendo três na américa do sul.
Em suma, as mulheres precisam voltar a correr atrás daquilo que sempre buscaram, que é a igualdade equiparado ao homem, mas sem perder a sua feminilidade. As mulheres precisam voltar a se valorizarem. Há coisas que os homens fazem que as mulheres não deveriam fazer, pois é feio, por exemplo, o homem 'pegador', que fica com várias mulheres. Isso é feio, mas na ótica machista, é uma valorização do homem perante o meio masculino. Em relação a mulher, ela é tratada como galinha, embora isso esteja, infelizmente, mudando de significação, passando a ser aceitável, assim como é com o homem.
Eu sou totalmente contra toda e qualquer forma de machismo empregado por certas pessoas, como um juiz que disse que a Lei Maria da Penha era algo desprezível e acabou sendo afastado por isso. Recentemente ele voltara a exercer sua profissão normalmente, como se nada tivesse acontecido.
Enfim, a mensagem que eu quero deixar é que vocês, mulheres, voltem a ser aquelas de antes, que lutaram por igualdade, que foram em busca de seus ideais, que lutaram por seus direitos... Essas coisas apenas vocês são capazes de fazer, um homem pode até ajudar, mas a luta é exclusivamente de vocês.
Um grande exemplo que eu vejo na mulher está em sua força e na sua dinâmica, sendo esposa, mãe, dona-de-casa, funcionária, e muito mais em um único dia. Quando ela adoece, ela continua firme, pois tem que cuidar de sua família. Quando ela perde o emprego, administra a casa com maestria, mantendo as contas em dia. Quando não tem empregada, arruma a casa e as crianças, e ainda arruma tempo para si mesma.
Por isso e muito mais é que eu comemoro esse dia tão especial para as mulheres de todo planeta, por aquelas que podem falar, por aquelas que não possuem nem esse direito, por aquelas que lutam, por aquelas que morreram defendendo suas ideias, por todas que embelezam nossas vidas com sua presença majestosa e deslumbrante.
Parabéns, mulheres, pelo seu dia! Mesmo que seu dia, legalmente, seja apenas nesta data, vocês têm todos os dias do ano para vocês! Afinal, dia das mulheres é todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário