terça-feira, 19 de outubro de 2010

Marca do grupo 'Ponto de Vista'

Sobre o nome do grupo...
O nome do grupo foi baseado no filme ‘Ponto de Vista’ que narra a história de um atentado contra o presidente dos EUA sob vários ângulos, formas e pessoas diferentes, chegando sempre ao mesmo final. A ideia de que há vários caminhos para resolução de um problema foi a razão para se escolher esse nome para o grupo.



Sobre a marca do grupo...
Utilizou-se a mesma tipografia criada na produção do cartão de visita - 1 tendo, ainda, o apoio de um círculo e de um olho de felino. O ponto e o olho agiam juntos, estabelecando uma ligação entre o nome do grupo, sendo que o olho fazia uma leve referência ao ícone que simboliza o curso de Design. As letras e todos os traços retos demonstram firmeza e rigidez e o preto empregado na marca demonstra seriedade e compromisso por ser uma ‘cor’ sóbria e marcante. O olho de felino completaria a marca demonstrando agilidade e astúcia, porém, no semestre seguinte abandona-se o olho, pois um felino pode ser tanto ágil como traiçoeiro, e essa não é a mensagem que queremos passar. Além disso, o olho estava carregando demais a marca, deixando-a pesada, juntamente com o ‘Design’ abaixo do nome do grupo.




Como dito anteriormente, abandona-se o olho de felino e a palavra ‘design’, ficando apenas o nome do grupo. Pensando em algo mais simples e que deixasse a marca mais leve foi incorporado um brilho, e o gradiente usado na linha atrás do círculo foi trocado por uma linha de cor sólida. O brilho veio apenas para dar um embelezamento na marca, seguindo a tendência de algumas marcas ja existentes como das agências de design ‘1Click’, ‘E-design’ e ‘Venone’. Todos os conceitos anteriormente ditos foram adaptados a essa marca: qualidade, seriedade e compromisso.
Essa foi a ultima marca utilizada pelo grupo. Como o mesmo passava por uma crise interna (que resultou nas notas baixas do trabalho Interdisciplinar) tentei passar, através da marca, a união que faltava no grupo. Mantive os conceitos de qualidade, seriedade e compromisso com os traços e as cores. Mais uma vez temos o brilho na marca (o que é errado, caso a empresa seja grande e tenha muitas aplicações da mesma, o que tornaria sua aplicação inviável e cara), mas só a usávamos no meio digital, pois para impressão ela era totalmente preta, opaca. Ao término do 3º semestre, o grupo se dividiu ao meio e agora, no 4º semestre, novos integrantes entraram no que antes era o Ponto de Vista e agora se tornou... (Continua no próximo post...)

Um comentário: