terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças

No Brasil há três tipos de feriados: o comercial, o religioso e o misto. Exemplos são Dia das Mães e dos Namorados – comercial –, Dia de Finados e Corpus Christi – religioso – e Páscoa e Natal – misto.
Hoje é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira de nosso País. Muitos romeiros foram à basílica de Aparecida agradecer, pedir, pagar promessas, venerar Nossa Senhora, conhecer o lugar... É lamentável que exista a disputa em que certas seitas religiosas – que de religião só têm o nome, porque age mais como banco de depósitos – desrespeitam a fé alheia. Acusam-nos de adoradores de imagem! Um absurdo! Se somos adoradores de imagens, eles também são, pois eles se escondem por baixo de ‘marcas’ que os identificam, como corações com pombas, um pássaro abraçando seu ninho entre outros. Porque essas imagens então? Adoraria catequizá-los para que possam entender essa definição de imagem para nós, católicos. O que posso esclarecer é que, a função de uma imagem é a mesma de uma foto, lembrar-nos algo ou alguém. Adoramos somente a Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo.
Outro assunto referente a este tema que me entristece é a volta da Igreja da Idade Média. Estamos em época de eleição e a política está conseguindo, de maneira promíscua, inserir a Igreja e seus fiéis em seus debates a fim de manipulá-los. E o pior é que está conseguindo. Os dois candidatos trocam farpas entre si e o segundo colocado nas pesquisas está conseguindo fazer com que os boatos sem fundamento sobre temas sensíveis a igreja sejam usados ao seu favor. O inacreditável é que não há provas concretas e sim interpretações maliciosas de inúmeras personagens (tanto anônimas quanto não anônimas). Na época em que Igreja e política estiveram andando de mãos dadas, como na Idade Média, vimos o que acontecia, as manipulações e as trocas de favores. Se isso não mudar enquanto ainda há tempo, a Igreja retornará ao que era antes e tudo aquilo que nosso querido papa João Paulo II fez e pediu em vida terá sido em vão (me refiro às vezes que ele tomou as responsabilidades do que a Igreja do passado fez e pediu perdão).
O último assunto que eu queria falar aqui é o seguinte: criança/adulto/consumo. Está certo que vivemos em um mundo capitalista e que o consumo movimenta o país. Pois bem, nesse dia das crianças várias pessoinhas ganharam inúmeros presentes. Uns caros, outros baratos...
O ponto que eu quero chegar é o seguinte; será que estamos educando nossas crianças de maneira responsável? Isto é, estamos criando pessoas, adultos consumistas? A ecologia e o meio ambiente ficam onde? O dia de hoje é uma data importante para o comércio, mas precisamos ser conscientes. Temos que ensinar nossos pequeninos a cuidar e zelar de seus pertences para que durem mais e não seja necessária uma reposição, pois há pais que compram vários brinquedos ao filho que em instantes o destrói e depois pede mais, sendo atendido de imediato. Dessa maneira errônea estaremos desenvolvendo um adulto consumista.
O planeta Terra está cada dia mais doente e precisamos fazer o possível para preservá-lo. É uma tarefa difícil, pois o consumo gira a economia, que mantém os empregos, que produzem nas fábricas, que compram matéria prima, que extraem da natureza, que é devastada e abandonada...
O capitalismo, o consumismo, o industrialismo e o progresso nos trouxeram aqui... Eles terão que pensar, agora, em uma forma de tirar-nos dessa situação socioambiental devastadora. Educar sabidamente as crianças é um primeiro passo importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário