domingo, 31 de julho de 2011

Educação Financeira

Dinheiro é uma das piores coisas da face da terra, pois provoca discórdia e promove guerras. Afinal de contas, o capitalismo é o sistema que foi adotado e até então ninguém teve a ideia de criar um sistema 'melhor' que este.
Por causa disso trabalhamos para nos sustentar e adquirir nossos bens de consumo.
Eu venho observando algumas coisas que me tem deixado boquiaberto. Pessoas que ganham razoavelmente bem e não têm nada ou que não sabem se controlar. Sim, concordo com a máxima de que somos bombardeados de informações dizendo 'compre', 'promoção', 'liquidação', 'por tempo limitado' e etc, mas isso não pode se tornar uma desculpa para o modo como ganhamos o nosso dinheiro.
O economista Marcos Silvestre disse certa vez que "economizar não é, necessariamente, não gastar, e que essa definição também não está totalmente errada, mas está incompleta"
"Na verdade, economizar é dar um destino mais importante para os recursos que você tem em mãos. Economizar é fazer um uso mais interessante daquilo que está em suas mãos."
 Marcos Silvestre
Tendo em mente isso, fica mais fácil explicar o que desejo aqui. Ouvi de certo alguém que determinada pessoa trabalhou em uma joalheria, ganhou muito, comprou roupas e acessórios de marca, comprou um carro, viveu sempre no limite dos gastos que podia com seu altíssimo salário. As comissões gordas eram torradas, as gratificações que recebia tinham como destino as lojas Hering, C&A entre outras. Quando a joalheria fechou, arrumou um emprego no qual ganha dezenas de vezes menos, teve que vender o carro para quitar algumas dívidas e agora tenta se acostumar com um padrão de vida mais baixo. O que aconteceu aqui?  Essa pessoa começou a ganhar muito e não soube como administrar seus ganhos. Quis ostentar um status ao qual não pertencia e nunca pertenceu. Se rendeu aos luxos de marcas famosas, ao brilho de ser um outdoor humano, fazendo propaganda gratuita para as grifes. Nenhuma vez sequer pensou no futuro, jamais pensou que o fato ocorrido poderia acontecer. Hoje, ganhando menos, ainda tenta comprar roupas de grife, faltando até mesmo dinheiro para suas refeições no serviço.
Quando você pega seu salário e guarda um valor 'x', você está investindo no seu futuro, seja ele um bem de consumo ou um fato, programado ou inesperado, que porventura possa ocorrer. Com esse mundo globalizado e capitalista, em que o Presidente pede que a nação compre, fica complicado demais você se impor limites com a finalidade de poupar. As vezes é preciso gastar um pouco mais para viver momentos únicos com amigos e familiares, mas é preciso que haja uma certa consciência sobre suas finanças, mesmo nestes momentos.
Ter uma boa educação financeira é saber controlar seus gastos e organizá-lo de modo que você possa cumprir com todas as suas dívidas sem que seu orçamento estoure. Você só descobre se seu orçamento está saudável quando perde o emprego e consegue se manter apenas com o poupado (pelo menos comigo está sendo assim rsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário