terça-feira, 10 de maio de 2011

Medo e precaução

  Eu era uma criança pura e inocente quando fazia meu curso de informática, módulo de dreamweaver. Certo dia, depois de ter feito os exercícios solicitados pelo professor, fui ao YouTube e fiquei vendo alguns vídeos (usando fone de ouvido). Inocentemente, fui hipnotizado pela chamada ‘acidente na terceira curva do comercial do novo passat’. Como o vídeo era curto, fui assistir. O vídeo foi passando até que no final aquele bicho esquisito aparece gritando e eu pulo da cadeira, derrubando o mouse e outras coisas no chão. O professor e pessoas próximas riem e eu fico com cara de pateta.

http://www.youtube.com/watch?v=BNTFUY2fQfU

  Desde então criei uma grande precaução em assistir vídeos do YouTube.
  Onde eu desejo chegar com esta discussão? Muitas crianças assistem a esses vídeos e não tem medo algum do que aparece, mas outras são mais ‘sensíveis ‘ a tais temas.  Obrigar uma criança a fazer algo que não quer é terrível, pois você não sabe o que aquilo pode desencadear nela. Assim também há adultos, mas indo para outro cenário, tomando como exemplo um parque de diversões, que fazem aquelas disputas apostando que tal pessoa não vai em tal brinquedo por ser medrosa e o infeliz acaba por ir e passar mal e etc. Se eu conheço os meus limites, jamais irei me forçar a algo que não quero.
  Isso não é medo, é prudência. O ser humano sente um enorme prazer em ver os outros serem humilhados. Seja qual for a forma, ver alguém se desmanchar de medo, se comportar esquisito por encarar algo que teme, parece que isso causa certo ‘orgasmo’ nas pessoas.
  O fato mais abominável que eu vi na TV e que me deixou perplexo tamanha a frieza dos produtores e dos apresentadores, foi um quadro do programa ‘Tudo é possível’ chamado ‘O diário do Manguaça’. Se aquilo for realmente verdade (e acredito que tenha sido, conforme comportamento do homem) é um quadro terrível! Apavorar um homem e rir de sua situação de pânico foi demais pra mim! Eu passei muito tempo pesquisando pra ver se encontrava o vídeo em que o Manguaça era posto em uma caixa de acrílico deitado, com mãos e pés atados. Na seqüência, surgia uma pessoa e despejava minhocas sobre o corpo do homem. Depois vinha com outro balde e despejava baratas. E depois ratos. O desespero do homem era claro e nítido (ou ele atuava muito bem, pois como o próprio nome do programa sugere, Tudo é Possível na TV). Veja outro vídeo que mostra este homem em situação de medo:

http://entretenimento.r7.com/videos/veja-a-estreia-do-quadro-diario-do-manguaca-no-tudo-e-possivel/idmedia/8db7e4f7cd94375c552728cef0993253-1.html

  Eu não sei, o ser humano parece gostar de ver o pânico dos outros, parece gostar de ver miséria na TV, parece gostar de presenciar a violência...
  Eu sou medroso e não vou enganar a ninguém, eu conheço meus limites e sei até onde devo ir. Jamais irei naquela torre do PlayCenter ou naquele brinquedo que parece uma batedeira que fica de ponta cabeça. Eu não consigo jogar Resident Evil ou Delta Force 2 pois entro em desespero (sei lá, vejo aquele povo fugir com as armas e os zumbis virem atrás de mim e eu me desespero no jogo!). Todos nós temos medo de algo ou alguma coisa.
  O engraçado é que eu não tenho medo de bandidos, de tiroteio, de roubos (e olha que eu já presenciei ou vivenciei alguns momentos assim, como na segunda série do fundamental, onde houve um tiroteio na favela ao lado da escola – em 1999; ou quando eu vi um homem armado no centro de Osasco em 2007 e em 2010 dentro de um carro, enquanto eu estava na janela do ônibus). Medo eu tenho da polícia, que deveria nos proteger, mas sua grande maioria faz o contrário. Tenho medo dos políticos que governam nosso país e vendem nossas riquezas. Tenho medo das pessoas que se aproveitam da gente, que só se encostam para sugar.
  O medo é um alerta para que nós fiquemos atentos ao nosso redor. Apesar de nossos olhos serem voltados para frente, dando-nos a capacidade de ver com precisão em menos de 180° (olhos de predadores), temos que enxergar como os animais que são presas, que possuem olhos laterais, tendo uma visão de 360° do ambiente, para que possamos nos proteger dos perigos e dos males que nos rodeiam.
  Digo isso porque o golpe pode vir de onde você menos espera. Aquele ao qual você confiou pode estar se aproveitando de você e, mais cedo ou mais tarde, colocará as unhas de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário