sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

Sorriso Negro

Um sorriso negro, um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego, fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade
..Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é luto
negro é...a solução
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade.. (um sorriso negro !)



Todo dia 20 de novembro eu me lembro dessa música, me lembro daquele longo comercial da Caixa Econômica, me lembro da 6ª série quando decorei essa música para a apresentação do dia da Consciência Negra...

É impressionante como as pessoas, em pleno século XXI, ainda desvalorizam o negro e seu trabalho, menosprezam a sua presença e ainda por cima os rotulam de bandidos ou qualquer outra coisa negativa caso se apresentem mal-vestidos ou não dentro dos 'padrões' para determinado lugar ou ocasião.

Este dia foi criado para lembrar a luta do povo negro para se tonar parte integrante da sociedade, não apenas mão-de-obra gratuita, como na época da escravidão. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695¹.

A classificação de um ser humano como bom ou mau levando-se em consideração a raça do mesmo é algo que desvaloriza o indivíduo. Se a raça fosse mesmo algo importante para classificar alguém como capacitado ou não (o que acontece muito nos dias de hoje em qualquer lugar), Nelson Mandela, Martin Luther King, Zumbi dos Palmares e Michael Jackson deveriam todos serem inferiorizados, pois são (eram) negros, não são capazes de ter o desempenho de um branco!
Se raça fosse realmente importante, os políticos, em sua grande maioria brancos, não poderiam mentir, roubar ou ludibriar as pessoas, pois isso seria coisa de negro.
E falando em capacidade e em negros, chego no ponto mais sensível do meu post de hoje: cotas.
Apesar de eu ser negro, SOU TOTALMENTE CONTRA COTAS PARA NEGROS EM UNIVERSIDADES, EM EMPRESAS, OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR. Agora eu explico o motivo.
Pesquisas revelam que porcentagem baixa de estudantes em nível superior são negros, que porcentagem baixa de negros trabalham em grandes empresas, que porcentagem baixa de negros frequentam eventos culturais e etc, etc e etc...
Vendo isso, os nossos excelentíssimos políticos tentam resolver esse problema criando as cotas, visando a multiracialidade e o fim do preconceito. Embora seja interessante essa lei e provoque a mistura de raças, eu vejo essa lei como algo que mostra o negro como incapaz, que precisa de 'ajuda' para conseguir estudar, trabalhar e etc. Se querem mesmo resolver os problemas com os negros, coloquem professores qualificados dentro das escolas, forneçam material didático decente, criem escolas técnicas, aumentem a qualidade do ensino público, combatam a violência, cuidem da saúde pública, deem dignidade a população em geral, sem distinção de povos, crenças e raças. O povo brasileiro é miscigenado, é conhecido por não ter uma raça e sim por ser elas todas. Quando todos esses pontos forem resolvidos, quando a população deixar de lado o quesito cor de pele, teremos a presença negra em muito mais lugares...

Muitos anos atrás, um homem negro disse em seu mais famoso discurso "I have a dream..."
Poucos anos atrás, outro homem também negro disse antes de assumir a presidência  "Yes, we can..."

Isso para mostrar aos preconceituosos que ser negro é muito mais do que ter a pele escura...


¹fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, e não tenho sombra de dúvida de que ainda, infelizmente, se tem uma classificação de homens bons ou maus de acordo com a raça, pois o que é raça? São todas essas cores que só colorem o mundo?!É muito mais e sabemos disso, pois, fzemos parte dessa matização com todo um contexto histórico envolvido. Existe toda uma felicidade, um drama, suspense em volta do Homem e suas cores. Mas o mais importante não é si vemos ou não as cores do mundo e do Homem e sim, nos preocuparmos com a miopia dos Homens, no que se refere o caráter e o respeito.
    Carinhosamente C.A ( ou melhor Thais.)

    ResponderExcluir